terça-feira, 8 de março de 2011

GRATINADO DE LEGUMES


“Não como abobrinha de jeito nenhum.” Era o que dizia meu lindo maridinho, mas como adoooooro ter razão, ainda mais que variar o cardápio, encontrei uma receita ótima com o tal vegetal. Claro que, com uma adaptação típica de uma mente de gordinha, ficou ótima e fez com que ele voltasse atrás na declaração. Hora ou outra tenho que refazer o prato, o que é ótimo, pois é super prático, barato e faz bonito na mesa. Segue a receita e Fica a dica!


GRATINADO DE LEGUMES

INGREDIENTES
1 abobrinha paulista
2 batatas médias
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
250 ml de leite
1 cebola pequena ralada
1 dente de alho amassado
150g de queijo prato, mussarela ou outro de sua preferência
Queijo ralado, sal, noz moscada a gosto.

MODO DE PREPARO
Corte as batatas e a abobrinha em fatias bem fininhas. Reserve.
Numa panela, aqueça a margarina, junte o alho e deixe dourar, junte a cebola e assim que dourar vá acrescentando a farinha de trigo. Sem parar de mexer vá acrescentando o leite, mexendo, mexendo e mexendo para não empelotar. Essa é a famosa receita de molho branco para gratinar. Desligue o fogo,  acrescente o queijo ralado, acerte o sal e não dispense [se se for difícil de encontrar e não tiver em casa] a noz moscada, ela dá um sabor inacreditável.
Numa forma refratária monte com uma camada de abobrinha, uma de batatas, uma que queijo [aqui fica a adaptação de gordinha] e uma de molho. Finalize com o molho e leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média. Assim que dourar está pronto. Sirva quente.

OBSERVAÇÕES
1.     Se o molho empelotar, não chore, é só batê-lo no liquidificador e voltá-lo à panela. Se rolar um medo de que empelote, não desista, bata o leite e a farinha no liquidificador ou com batedor de claras antes de levar para a panela.
2.    Quer mais fácil ainda? Substitua as rodelas de batata e abobrinha por um pacote de seleta de legumes congelada direto do mercado. É só espalhar os legumes congelados na forma e cobrir com o molho [com ou sem uma camada de queijo entre os dois].

Por: Evelyn A. Lauro

Um comentário:

Adriano C. Tardoque disse...

Muito bom o blog! Vou seguir e experimentar! Beijos e parabéns!