quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vivendo com Diabetes - 4

 


Minha ausência tem nome: CORRERIA.

Emprego, casa, saúde... Enfim a vida de nós mulheres, não é tão fácil.





Estive passando com Dra. Ray, minha nutricionista, que no mês anterior havia me proposto trabalhar minha alimentação com a famosa contagem de carboidratos.

Mas, e o que é isso na vida de um diabético?

Segundo o Portal do Diabetes, “contagem de Carboidratos nada mais é do que uma estratégia para o controle da glicemia, pela qual se calculam as gramas de carboidratos que ingerimos nas refeições ou lanches, enfatizando a relação entre o alimento, atividade física, nível de glicemia e medicação”.

Na prática, a nutricionista estabelece a quantidade de carboidratos que nós podemos consumir por refeição, assim com o auxílio de um “livrinho” comemos o que quisermos (em intervalos de três  horas) desde que não ultrapasse o valor proposto pelo médico.



Eu, particularmente tenho dificuldades de ficar abrindo o manual para consultá-lo a cada refeição, como a minha alimentação pouca muda, Dra. Ray resolveu estabelecer os alimentos e quantidades por refeição. Isso muito me auxiliou,e tem sido um fator fundamental no controle de glicemia.
Agora, quando quero comer alimentos que fogem da minha rotina, daí não tem jeito, tenho que consultar o manual.

O manual é uma forma segura de variar o cardápio e não passar vontade.


Kath Paloma L. Afonso

Nenhum comentário: