sábado, 23 de abril de 2011

Nossa mais tradicional receita de Páscoa

01 ano depois, o post ganhou as fotos do passo a passo da receita!


Pela primeira vez vou dar uma receita que eu nunca fiz! Mas, antes que isso ateste falta de credibilidade da minha parte, melhor explicar. A receita em questão é uma tradição de família na qual, ainda não fui iniciada.

Apesar de conhecer o passo a passo da receita, a ocasião em que esse prato é preparado é uma das poucas em que eu não vou para a cozinha, ufa!!! Fica, ainda assim, a dica!

Peixe no leite de coco

Para prepará-lo você vai precisar de postas de cação, tainha ou corvina, leite de coco, sal, cominho, colorau, alho, cebola e coentro.

As proporções dependem da quantidade de peixe que será preparada e como no nosso caso a família é bem grande, nunca consegui quantificar!

Pegue as postas de peixe, lave bem, tempere com sal e reserve por 1 hora. Depois acrescente o cominho e o colorau.

O peixe desse ano foi tainha



A primeira etapa do preparo é a extração do leite de coco. A receita chegou na família bem antes da chegada dos hipermercados e, talvez, em nome disso não tenhamos sucumbido ao leite industrializado.



Para tanto você precisará de:







Quebre o coco e reserve a água!


Envolva o coco num pano e termine de quebrar a casca. Quanto mais você quebrar, mais fácil será retirar a polpa!


Separe a polpa da casca com a ajuda de uma faca. Descasque o coco e corte em lascas. Leve para o liquidificador com água morna suficiente para bater.


Passe depois a mistura por uma peneira, apertando com uma colher, para retirar todo o líquido.


Já na panela: Refogue alho e cebola. Acrescente o peixe, sele as postas, acrescente o leite de coco, o coentro e a cebolinha e acerte o sal. Deixe ferver por 5 a 7 minutos e desligue a panela.



No Almoço de Páscoa dos Campos, o peixe é acompanhado com arroz cozido no leite de coco e creme de feijão com leite de coco que eu passo graças à tia Iaiá que sempre tem uma panela de arroz branco estratégicamente escondidinha para as sobrinhas frescas (eu e minha irmã no caso) hahaha



Peixe do ano passado

Nenhum comentário: