segunda-feira, 4 de abril de 2011

ROCAMBOLE COMA MASSA DE ARROZ E RECHEIO DE RICOTA E ESCAROLA


Fui desafiada a fazer um prato menos calórico e mais saudável e que ainda fosse saboroso.
Pesquisa daqui e dali e, como sempre, misturando uma receita com outra, decidi por tentar fazer um rocambole recheado com ricota e escarola. Quero ver me acusarem de ter uma mente de gordinha agora – kkkk.




 MASSA:
 - 2 copos* de arroz cozido – aquele que sobrou de ontem [branco ou integral, o que tiver à mão]
- 2 copos de leite [opte pelo semi ou desnatado se o objetivo for reduzir gordura e calorias]
- 3 ovos
- 1 col. sopa de fermento
- 1 copo  de farinha de trigo [opte pela integral]
- 2 colheres de sopa  de queijo ralado
- 1/2 copo de óleo [de girassol ou outro menos saturado]
- sal, salsinha, pimenta do reino e outras ervas de sua preferência
- 2 colheres de azeite para hidratar a massa

* o copo utilizado como medida é do tipo requeijão

 Coloque no liquidificador o arroz (frio para não cozinhar os ovos)e o leite e deixe batendo até formar um creme, vá acrescentando os ovos e depois os demais ingredientes, deixando o fermento por último.
Forre uma forma retangular grande  com papel manteiga , unte e enfarinhe o papel [o papel não é de extrema importância mas facilita na hora de desenformar e de enrolar] e despeje a massa. Leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de meia hora ou até que, enfiando um palito este saia sequinho.
Depois de assadoa, deixe a massa esfriar antes de montar o rocambole. Hidrate com o azeite, espalhando-o por toda a superfície da massa com uma colher ou pincel culinário.

RECHEIO
- 2 maços de escarola
- entre 4 e 6 dentes de alho
- aproximadamente 350g de ricota
- 2 colheres de sopa de maionese ou requeijão light para hidratar a ricota
- sal e ervas de sua preferência a gosto.

Numa panela frite o alho triturado e refogue a escarola já fatiada. Depois de pronta, esprema-a para se livrar do excesso de água.
Numa travessa amasse a ricota com um garfo e junte os demais ingredientes.

MONTAGEM.
Retire da forma a massa com o papel e tudo. Coloque sobre uma superfície lisa e limpa. Espalhe a ricota por toda a massa e faça o mesmo com a escarola.
Com muuuuuuuuito cuidado, vá enrolando a massa virando o papel com atenção. Vá pressionando para que a massa não quebre, quando estiver próximo ao fim, não remova o papel, envolva todo o rocambole com ele e vá pressionando com carinho para compactar o recheio e selar a extremidade.
Deixe fechado por, pelo menos, 10 minutos na geladeira se desejar servir frio. Se preferir quente, leve ao forno ainda embrulhado, por cerca de 15 minutinhos em temperatura baixa e pode remover o papel e servir em seguida.
 Para enfeitar, passe maionese ou requeijão por fora e finalize com batata palha.

INFORMAÇÕES QUE VALORIZAM O PRATO

A ricota tem origem italiana e é um derivado do queijo  com baixo teor de gordura. Sua produção é feita a partir do soro de queijo e não do leite, como na maioria dos queijos, o que lhe confere a característica especial de um alto teor de soro-proteínas (alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina), que são em geral, mais nutritivas que as proteínas dos queijos normais

 A escarola é uma excelente fonte de vitaminas B, C e betacaroteno (provitamina A). Contém também cálcio, fósforo, ferro e é rica em fibras. Cada 100 gramas de escarola fornecem cerca de 20 calorias, variando se crua ou cozida.
A escarola estimula o fígado e a vesícula, neutraliza a ação dos ácidos sobre o organismo, aumenta a resistência física, estimula o apetite, mantém a saúde da pele, previne a formação de cálculos nos rins, bexiga e vesícula.

O arroz é um alimento essencialmente energético, mas pobre em substâncias nutritivas, pois perde maior parte delas ao ser polido. Já o arroz integral, que conserva o germe e a parte externa do grão, é muito rico em fibras, nutrientes contendo proteínas e sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) e vitaminas do complexo B.
O arroz integral é mais saboroso e que a fibra protetora do grão (parte mais importante do produto), possui a cadeia mais completa dos 12 aminoácidos indispensáveis para formação de novas células.
O arroz também tem as vitaminas E, B, B6 e A.

Nenhum comentário: