terça-feira, 17 de maio de 2011

Comida de todo dia

Sim, na minha casa também se come arroz, feijão e carne. Comida diferente eu deixo para os finais de semana ou quando tenho visita. É quando aproveito a ocasião prá revirar os livros de receitas em busca dos pratos mais surpreendentes mas de segunda à sexta acabo ficando no trivial que tem na casa de todo mundo.



E a dica é: carne de panela! Não consigo pensar em nada mais caseiro do que isso. Quando morava em república, quando o cardápio era esse sempre tinha alguém que dizia que naquele dia estávamos comendo comida de mãe... ai que saudade!



Mas vamos à receita:




400 a 500gr de contra filé


1 cebola


3 batatas


Óleo


Alho


Cominho


Colorau


Salsa


Orégano


Pimenta do Reino



Corte a carne em cubos e tempere. A minha eu deixei marinando no tempero de um dia para o outro mas isso não é regra.




Já na panela, de pressão, refogue a cebola e acrescente a carne. Va refogando em fogo baixo até que ela libere o seu sumo. Acerte o sal, acrescente água suficiente para o cozimento, tampe a panela e marque 15 min a partir do momento que a panela pegar pressão. A essa altura a água já deve ter secado e a carne já deve estar cozida.



TRUQUE: Cozinhar requer atenção e nesse caso não é só por conta do risco da panela explodir. Você perceberá que quando a panela não tiver mais água ela fará um barulho diferente daquele que faz quando tem água, hora de abrir e ver como a carne está.



Acrescente as batatas e mais um pouco de água, apenas a quantidade necessária para cozinhá-las, bom eu particularmente não gosto de carne de panela cheia d'água, prefiro ela sequinha então coloco o mínimo de água possível. Tampe a panela. Mais 5 minutos e a carne tá pronta!


Para acompanhar: arroz, feijão e saladinha de chuchu temperada com azeite e vinagre balsâmico!

Nenhum comentário: