quinta-feira, 23 de junho de 2011

Creme de legumes

Para dar boas vindas ao inverno....


Essa dica é ótima para esquentar o friozinho sem ter que lutar contra a preguiça.
E, para me repetir, é mais uma daquelas receitas muito versáteis e que aceita milhões de variações. Libere a criatividade, fuce na geladeira e juro que o mais difícil é descascar os legumes.

Para o creme de hoje usei:
1 cenoura grande sem casa e picada
3 batatas médias sem casa e picadas
1 punhado de lentilha
1 tablete de caldo de legumes
2 dentes de alho triturados
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal, pimenta do reino, salsinha ou coentro a gosto
1\2 caixinha de creme de leite (mas pode ser 1 colher de sopa de amido de milho dissolvido em 100ml de leite)
Croutons  para finalizar

PREPARO:
Coloque numa panela de pressão a cenoura, as batas, a lentilha e o caldo de legumes, coloque água até cobrir tudo. Leve ao fogo e assim que pegar pressão conte 10 minutos e desligue.

Coloque o conteúdo da panela no liquidificador e bata primeiro em velocidade baixa e vá aumentando aos poucos (para que o vapor não jogue a tampa longe – kkkkk), bata bem.

Enquanto isso, na panela de pressão (ou qualquer outra se você quiser sujar mais louça) você frita o alho no azeite. Deixe o fogo baixo, junte o creme que você bateu no liquidificador, coloque o sal e os outros temperinhos, assim que começar a aparecer as primeiras bolhas de fervura desligue o fogo e junte o creme de leite (ou o leite com amido), mexa bem para incorporar rápido, ligue o fogo de novo e, em fogo baixinho vá mexendo até engrossar, o que leva no máximo 3 minutinhos e pronto.

Sirva em travessas individuais e coloque crouton por cima.

Vale lembrar que esse creme pode ser feito com uma infinidade de legumes combinados ou não. Para quem gosta de uma coisa mais bombástica, vale colocar cubinhos de bacon ou calabresa e\ou queijos em cubo ou ralado. Neste caso a dica é colocar o queijo no prato e jogar o creme encima... hummmmmm.
Fica a Dica!

Um comentário:

Alexandre Andrade da Costa disse...

Achei fantástica a receita. Certamente deve ficar deliciosa. Também gostei muito da opção "bombástica" que faz muito meu estilo...hahahahaha. Muito obrigado, vou variar bastante os legumes e aprender a comer lentilha também. Parabéns!!