domingo, 24 de julho de 2011

Comida de Domingo



Tem horas em que eu tenho a nítida sensação de que já nasci historiadora e que levei isso a cabo - indo prá faculdade - apenas para fundamentar teorias que eu já tinha sobre as coisas. Uma delas, e sobre a qual eu adoraria ter tempo prá me dedicar ao estudo de, é a relação que estabelecemos entre a comida e a afirmação ou reafirmação de nossas raízes culturais.
Mesmo sabendo que o macarrão foi inventado no Oriente e que chegou a Europa muito tempo depois, atribuímos à Itália a origem da iguaria. De descendência italiana ou não o fato é que na maioria das casas, o prato principal do almoço de domingo é qualquer coisa que seja servida com molho vermelho: macarrão, lasanha, nhoque ou primos do gênero.

Acompanham o prato, salada de maionese (decoradinha com a flor feita de casca de tomate porque é domingo) arroz branco e uma carne. E de sobremesa? Mosaico de gelatina, pudim, mousse (e o de maracujá figura no topo da lista) ou sorvete!

Durante um bom tempo lasanha foi minha comida de quarta-feira que era o dia, de acordo com a divisão internacional do trabalho fixada à porta da geladeira da minha república, em que eu deveria preparar o almoço. Depois de Assis, voltei a comer lasanha só aos domingos.

Lasanha (assim como brigadeiro) é uma das coisas que todo mundo diz que sabe fazer por isso o post de hoje não é de uma receita e sim de dicas:

Escolha uma boa carne, refogue bem, deixando-a bem sequinha e capriche no tempero. É ela que dará o sabor especial à sua lasanha.





O molho, é nele que reside o segredo de uma boa lasanha. Deixe ele um pouco mais líquido do que se fosse servir acompanhando uma massa e não economize na quantidade. Lembre-se de que é nele que a massa vai cozinhar. Se o seu molho estiver muito consistente ou se a quantidade não for o suficiente para o cozimento da massa, sua lasanha vai ficar seca.



Prá montagem também valem algumas dicas: Comece a montagem com uma camada generosa de molho. Coloque a massa, acrescente um pouco mais de molho sobre as placas, coloque o presunto, o queijo, molho e assim sucessivamente. Eu costumo finalizar a montagem da minha lasanha com molho e por cima coloco queijo e presunto triturados mas isso é pura frescura.
Cuidado com a temperatura do forno, leve para assar em forno médio e com o refratário coberto por papel alumínio.

A essa altura a minha já deve estar quase pronta, então, bom almoço para todos!

Nenhum comentário: