sexta-feira, 29 de julho de 2011

Como gastar menos tempo na cozinha!

Lista de coisas que eu imagino que a Evelyn deva cumprir à risca!!! hahaha



1 - A panela wok (que aliás eu tô doida por uma) foi especialmente projetada para refogados à moda chinesa e também pode ser utilizada para cozinhar no vapor — dois métodos de cozimento rápidos e saudáveis que usam pouca ou nenhuma gordura.

2 - Uma grelha pode ser lisa ou com saliências. É colocada no fogo antes de se adicionarem os alimentos, diminuindo, assim, o tempo de cozimento.

3 - Panelas para cozinhar no vapor podem ser metálicas, com orifícios que permitam que o vapor alcance os alimentos, ou de bambu, em estilo chinês, com ripas intercaladas. Qualquer que seja o tipo usado, a comida é colocada no recipiente sobre água fervente, tampando-se a panela para evitar que o vapor escape.

4 - Panelas de pressão retêm mais vitaminas dos alimentos que o processo de fervura. A pressão reduz drasticamente o tempo de cozimento — uma sopa de cebola leva apenas 5 minutos para cozinhar; peixes e legumes, 4 minutos; e molhos para massas à base de carne, 10 minutos. O arroz cozinha em cerca de 6 minutos (arroz-doce em 10 minutos).

5 - O ralador de mão é perfeito para ralar noz-moscada, gengibre e queijo. O tipo mais útil é o ralador embutido numa caixa com diversos tipos de lâminas para encaixar.

6 - O moedor de legumes a manivela possui lâminas de aço e permite preparar purês.

7 - O processador de alimentos pica, fatia, corta em tiras e bate, formando cremes. Muitos têm peças que podem ser inseridas para servir de moedor de carne ou de centrífuga.

8 - O liquidificador é excelente para bater sopas e molhos. Há mixers de mão que podem ser usados para bater pequenas quantidades diretamente na panela ou em uma tigela.

9 - Batedeiras elétricas manuais batem rapidamente claras em neve ou misturas cremosas.

10 - O pilão pode ser usado para moer condimentos ou pulverizar ervas, alho e outros alimentos. O almofariz é um recipiente em forma de tigela e o pilão é um instrumento, como um taco, que é pressionado e batido contra o almofariz, a fim de moer o alimento ali contido. O pilão e o almofariz podem ser de faiança, porcelana, mármore ou madeira. (Fonte: Refeições Rápidas da série Coma Bem, Viva Melhor – Reader’s Digest

Um comentário:

Evelyn Lauro disse...

o wok está na minha lista de desejos imediatos - kkk - adorei o post