terça-feira, 26 de julho de 2011

Diga NÃO! ao desperdício.



Fiquei chocada ao saber que reaproveitando a gente pode economizar cerca de 20% do custo mensal com alimentação.

Mais chocada ainda fiquei com dados relativos ao desperdício de alimentos no nosso país, segundo Roseanne Dantas,  nutricionista e professora da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Ufba), vivemos no país do desperdício, no qual  70 mil toneladas de alimentos são jogadas no lixo diariamente. Ela apresenta ainda pesquisas e estudos que mostram que cerca de 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada devido às falhas no sistema de colheita, transporte, armazenagem e comercialização.





Já é passada a hora de revermos alguns conceitos. Jogar comida fora tem que ser entendido como crime moral. Alguns alimentos que fazem parte de nossa alimentação quotidiana e que deixam sobras não precisam, necessariamente, ser descartados no lixo. Um pouco de imaginação [e consultas ao nosso blog] podem transformá-los em pratos saborosos.

Fazemos parte da cultura do consumo, na qual o descarte significa espaço para algo novo, mais compras, mais produção, mais desperdício. Não é preciso ser politizado ou entender de geografia agrária, logística ou matemática financeira para sacar que o desperdício pesa NO SEU bolso.

Sem falar que é quase inconcebível imaginar que num país capaz de jogar no lixo 70 MIL TONELADAS de alimentos todos os dias  parte significativa de sua população ainda passa fome.

“O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, no qual se acumulam records de produção. Há quem diga que o país é o ‘celeiro’ do planeta, pois milhares de toneladas de grãos, carnes, frutas, hortaliças e condimentos são produzidos.  É sabido que o brasileiro pode se alimentar muito bem somente com a produção interna, o que acarreta uma ‘independência’ em alimentos” (Marçal Rogério Rizzo: Economista e Professor da UFMS. Mestre em Economia e Doutor em Geografia. Disponível na integra em artigo.com).

O que você faz de seu dinheiro e o quanto produz de lixo não é de nossa conta???? Vai pensando!!!! Volto aqui outra hora para discutir isso!




Bom, mas tudo isso é para dizer que, acabamos de criar uma nova categoria para o blog (Mais com o mesmo), na qual vamos dar dicas de reaproveitamento e de como variar o cardápio usando um mesmo ingrediente.

Muita gente ai tem vergonha de reaproveitar e se faz tem vergonha de dizer.

Helloooooooo! Vergonha temos que ter é do desperdício.

Fica a Dica!