sábado, 2 de julho de 2011

Lasanha de Berinjela

A-DO-RO!
Adoro berinjela, mas meu eleitorado não curte muito, o jeito é acrescentar queijo para que todo mundo fique feliz! J


Gosto desta receita pq não preciso de mais de 30 minutos para prepará-la e não precisa de 
acompanhamento, embora casá-la com um arroz fresquinho não faça mal a ninguém.

Vale lembrar que a berinjela é uma fruta originária da Índia e pertence a mesma família do pimentão e do tomate. Rica em proteínasvitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e  alcalóides, que ajudam a diminuir a pressão sanguínea, prevenindo a arterosclerose. Embora não haja unanimidade quanto aos resultados, algumas pesquisas defendem que a berinjela é eficiente no controle do colesterol. Também é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral. É também muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. O consumo da berinjela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.
DICA: Quando for comprar berinjelas escolhas as que apresentam estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.

E não se esqueçam, berinjela é grafada [escrita] com J [kkkkkk]. 

VAMOS A RECEITA: Para duas pessoas
1 berinjela roxa
150g de presunto
150g de mussarela
50g de queijo provolone
750ml de molho de tomate
Prepare o molho conforme sua preferência, corte a berinjela em fatias de cerca de 1cm [1 e 1\5 cm] de espessura. Num refratário coloque uma camada de berinjela, uma de queijo, uma de presunto e jogue o molho. Finalize com o provolone e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até o queijo da superfície dourar.

É só isso!


3 comentários:

Caliane disse...

ai que delicia, evelyn! quero tentar essa! :D

Caliane disse...

será q com mussarela de bufala fica bom?

Evelyn Lauro disse...

se resolver tentar me chama para experimentar - ou pelo menos fotografe e mande p gente! bj