sexta-feira, 29 de julho de 2011

Lasanha de vegetais com molho de queijo branco.



Essa receita é uma daquelas que entra para a categoria “DEIXA EU VER O QUE DÁ PRA FAZER COM O QUE TEM NA GELADEIRA”.

Gente é sério! Cozinhar é alquimia [isso já até caiu em senso comum] e dá pra fazer muita coisa com alimentos do dia-a-dia usando um pouco de imaginação e adaptando pratos que a gente conhece bem.

A dica de hoje é, literalmente, fruto de um catadão na geladeira de quem não estava nem um pouco afim de enfrentar fila de supermercado na sexta-feira.

O que resolvi usar:
1\2 pacote de massa para lasanha fresca [aquela que fica na sessão de refrigerados do supermercado]
1 abobrinha fatiada no sentido do comprimento [fatias fininhas]
2 tomates fatiados em rodelas finas
1 pimentão pequeno fatiado em rodelas
200g aproximadamente de queijo branco
100ml de leite
1 lata de creme de leite
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho esmagadinhos
1 colher de sopa de mostarda [molho de mostarda que colocamos no lanche]
1 colher de sopa de catchup
Sal, pimenta do reino, noz moscada, queijo ralado, orégano a gosto

O que fiz com isso tudo:
Coloquei as fatias de abobrinha em água fervente por 5 minutinhos. Enquanto isso preparei o molho: Triture ou amassa bem com o garfo o queijo branco, numa panela frite o alho no azeite e acrescente o queijo branco triturado, mexa e acrescente o leite, continue mexendo e junto o creme de leite, mexa até ficar homogêneo [pode até sobrar umas pelotinhas de queijo] e desligue. Misture o catchp, a mostarda, o sal, o queijo ralado, a pimenta do reino e a noz moscada [se gostar].



Depois montei:
Uma concha de molho, a massa da lasanha, as rodelas de tomate [vão imediatamente sobre a massa, pois, quando começar a liberar água vai cozinhar a massa], as de pimentão, as de abobrinha e mais molho, repita o processo até completar a assadeira [a que eu usei é pequena, tem 25cm por 17cm, cabe o suficiente para servir bem 4 pessoas], termine com o molho, finalize derramando sobre a superfície fios de azeite e polvilhe orégano, leve ao forno em temperatura média [180ºC – 200ºC] até que o fundo fique dourado.



Vai bem com um arrozinho.

O melhor é comer ao som de Rita Lee, quem leu o post sobre o Festival de Chocolate sabe que começa hoje e a abertura é com ela, daqui de casa da pra ouvir maravilhosamente bem.





 Gentemmmm, desculpe a qualidade das fotos, mas o “Mais Lindo” levou a máquina com ele hoje, tive que me virar com o celular – kkkk.

Nenhum comentário: