terça-feira, 30 de agosto de 2011

Linguiça Toscana

A lingüiça é um embutido - carne temperada e acondicionada em tripas - assim como a salsicha, o salame e a mortadela. Os chineses já preparavam embutidos desde 2000 a.C. Aqui no Brasil, a indústria desse alimento teve início com receitas trazidas por imigrantes europeus e a lingüiça toscana é uma delas.


Feita com carne suína (lombo, paleta, barriga, papada), é cilíndrica, curta e grossa. Leva temperos básicos como sal e alho, mas pode conter ervas e pimenta. Seu tom rosado resulta da combinação da carne magra, moída grosseiramente, com toucinho picado, que representa cerca de 15% da sua composição. No processo industrial, aos ingredientes básicos são incorporados, numa misturadeira, os temperos - em geral um conjunto de essências naturais, próprias para esse tipo de lingüiça, além de açúcar e alho - e aditivos para evitar oxidação e aumentar a vida útil. Em seguida, num outro equipamento a massa é embutida em tripas suínas, que são amarradas a cada 10 centímetros, para formar os gomos. Antes de ir para o comércio, a toscana é levemente curada, em estufa, à temperatura de 40 a 45 graus, até perder parte da umidade.


Lembram da linguiça de forno? http://cozinhaecultura.blogspot.com/2011/07/linguica-de-forno.html usei quase a mesma combinação de ingredientes mas fiz ela na panela.


Primeiro fervi os gomos de linguiça prá extrair um pouco da gordura. Escorri a água, refoguei cebola, tomate e salsinha num pouco de óleo, coloquei a linguiça cortada em rodelas e fui mexendo, em fogo baixo, até que toda a água liberada pelo tomate tivesse secado.

Nenhum comentário: