segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Olho no IMC

Toda boa culinária deve ser apreciada, principalmente quando feita com amor e carinho.
Comer é uma das coisas mais gostosas da vida. Mas, cuidado! O exagero traz consigo conseqüências, entre elas: doenças. O Brasil tem tido um alto índice de pessoas com: Diabetes, hipertensão e colesterol.
Se tivermos hábitos saudáveis, em especial a prática de fazermos atividades físicas, já começamos a nos prevenir.
Uma dica é incorporar a atividade física no dia-a-dia O exercício físico regular é uma das chaves para o controle do peso e prevenção de doenças. Andar é uma atividade excelente.
Visitas regulares ao médico, exames em dia, e no cotidiano olho no IMC (O Índice de Massa Corporal) são medidas que ajudam.  Enfatizarei o cálculo de IMC pois este é o meio que os endocrinologistas e nutricionistas utilizam para saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura.

Como Calcular IMC

Calcular IMC requer a aplicação de uma fórmula que leva em conta seu peso e altura. Se você quer informações mais detalhadas sobre o cálculo, consulte nossa página sobre o cálculo do IMC.
Com o resultado do cálculo de IMC, consulte abaixo a tabela da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade para saber como está seu índice:

Tabela IMC


Cálculo IMC
Situação
Abaixo de 18,5
Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9
Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9
Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9
Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9
Obesidade grau II
40,0 e acima
Obesidade grau III


Nenhum comentário: