sábado, 10 de setembro de 2011

Cuscuz

O cuscuz é um prato originado do Maghreb, região do norte da África. Consiste num preparo de sêmola de cereais, principalmente o trigo podendo também ser preparado à base da farinha ou polvilho, de milho ou de mandioca. Salgada e levemente umedecida, a massa é cozida pela infusão no vapor num cuscuzeiro.
A massa pode ser incrementada com outros ingredientes, como é costume do sudeste do Brasil (vide o famoso cuscuz paulista), ou apenas acompanhado com leite, ovos, manteigas ou carne seca, como é a preferência no nordeste.


Apesar da ascendência nordestina, não como cuscuz regularmente mas esse é um dos pratos que eu sempre peço prá que a minha mãe faça prá mim quando estou em casa.


Foi uma luta quantificar os ingredientes para anotar a receita. Minha mãe, assim como as minhas tias e a minha avó fazem cuscuz a olho, contam quantas pessoas vão comer, estabelecem lá a sua proporção e sempre dá certo!


Para 2 1/2 xícaras de flocos de milho pré-cozidos (milharina) minha mãe usou 1 colher de café de sal e 1 1/4 xícara de água.





O pré preparo do cuscuz consiste em ir colocando a água as poucos prá ir umedecendo a massa. Qual o ponto certo? Apesar de úmida a massa deve esfarelar na mão.






Coloque um pouco de água no fundo do cuscuzeiro, acondicione a massa e leve para cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Quando o cheiro do cuscuz se espalhar pela casa, ele está pronto!






Depois de pronto, cada um aqui come de um jeito, o meu é só com manteiga, no máximo com um pedaço de queijo e o da minha irmã, com leite!

Um comentário:

Evelyn Lauro disse...

Nossa... amiga, vc adivnhou, estou louca de vontade de comer isso, até tentei comprar a panelinha mas não consegui.... mas quando achar uma nem vou precisar ir a outro blog buscar a receita - kkkkkk