sábado, 26 de novembro de 2011

Derramamento de gordice

bonito o bolo não? tá bonito assim porque artista que é artista se mostra na adversidade mas não foi bem assim que a história começou...



Tem dias em que nada dá certo! Prá quem acha que a gente sabe preparar tudo e que com a gente nada foge ao script: tá aí a prova de que não é bem assim...


Isso aconteceu com a sócia hoje mas comigo também já aconteceu várias vezes! Massa demais prá forma de menos, forno pré aquecido (o fermento precisa do calor prá reagir e fazer o bolo crescer, com o forno quente demais ele expande antes que a massa cozinhe e aí de duas uma ou o bolo que está assando lindamente dentro do forno murcha quando você o tira de lá ou, o pior, a massa derrama e faz aquela sujeira!).



Longe de mim querer reinventar a história da gastronomia, mas depois de passar por isso algumas vezes desenvolvi minhas próprias técnicas de evitar desastres com bolos:



1. A quantidade de ovos é uma boa dica prá te orientar quanto ao volume total da massa. Se a receita pede 3 ovos, o bolo assa numa forma média sem problemas agora se a massa pedir 4 ou 6 opte pelas formas maiores.


2. Ao despejar a massa na forma, caso ela tenha preenchido mais da metade da forma, coloque-a dentro de uma forma maior e leve ao forno porque se por acaso ela derramar, é mais fácil lavar a forma do que limpar o forno, fora que o cheiro de queimado nesse caso é bem menor...


3. Eu nunca asso bolo em forno pré aquecido. Ligo o forno na hora de colocar o bolo no forno, ele aquece ao mesmo tempo que a massa cozinha e aí me livro do desprazer de tirar um bolo alto do forno prá vê-lo em segundos se transformar quase num brownie.


4. Para assar bolos, deixe a grade do forno sempre no meio. Na parte de baixo, mais perto do fogo, só para o caso de assar carnes.


Mas se a única coisa que lhe restar for limpar o forno depois da tragédia, esse é o produto mais eficaz. Tire a grade e a chapa do forno, vá para uma área bem ventilada, porque o cheiro deste produto é bem forte, espalhe-o sobre a sujeira, esfregue com bombril, use uma faca se precisar de ajuda para raspar, deixe o produto agir por cerca de 20 minutos, enxague as peças e seu forno estará pronto para outra!

Um comentário:

Anônimo disse...

e o bolo não morreu, bora lá rechear e cobrir...

Ass: Evelyn