terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dia Mundial do Diabetes


Lembram que eu disse que dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes.Pois é!

E você deve se perguntar:

-Por que uma doença tem uma data para ser lembrada, ou até mesmo comemorada?

-E por que eu que não sou diabético tenho que "comemorá-la"?

Talvez  há 05 anos atrás eu me faria a mesma pergunta... Hoje me vendo nesta situação, vejo que as pessoas não se importam com estas datas e pior, não se interessam em saber o por que delas existirem.

No caso do Dia Mundial do Diabetes, este passou a existir com o objetivo de alertar para o impacto do diabetes e estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem que os portadores da doença vivam mais e melhor são alguns dos objetivos do Dia Mundial do Diabetes. Outra finalidade foi promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado, o que ajuda na redução de complicações crônicas da doença.





Em 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo.

O símbolo global do diabetes é o círculo azul. Criado como parte da campanha mundial de conscientização “Unidos pelo Diabetes”, ele foi adotado em 2007. O círculo simboliza a vida e a saúde, e o azul reflete o céu que une todas as nações. A junção do círculo com a cor azul significa a unidade da comunidade global em resposta à epidemia do diabetes e funciona como um estímulo para a união da luta de controle da doença em todas as nações.



Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1457

Viu! Não é á toa que comemoramos esta data. É pelo nossos direitos, é para conscientizar as pessoas... Todos precisam se cuidar e se previnir... Diabetes pode acometê-lo devido ao estresse, traumas, acidentes, má alimentação, em decorrência de outras doenças, e por ai vai...

Eu comemorei a data com minha família em um encontro entre diabético no Shopping Metrô Tatuapé.

Nenhum comentário: