terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Picanha

Quem me conhece sabe do amor que eu nutro pelas carnes. Poucas variedades não tem lugar cativo no meu coraçãozinho (costela, ossobuco e músculo por exemplo) enquanto outras, bom carne é carne, picanha é outra história!

A origem do nome do meu corte bovino preferido é argentina. Segundo consta, um antigo frequentador de uma famosa churrascaria que ficava nas proximidades do Aeroporto de Congonhas/São Paulo batizou o corte do traseiro bovino depois que a casa recebeu, por engano, outro tipo de carne vinda da Argentina e a serviu. O cliente apreciou muito a carne e perguntou ao churrasqueiro argentino de que parte do bovino era tal delícia. Este respondeu que de esta parte donde se pica la aña, ou seja, onde o carreteiro pica (fere) o boi com a aña. Aña é uma palavra argentina para a haste de madeira com ponta de ferro usada para atiçar os bois. Daí, de "pica" + "aña (anha)".


Historinhas à parte, vamos à receita de hoje


INGREDIENTES


1 peça de picanha


Alho, sal, cominho, salsa e pimenta do reino para temperar.


MODO DE PREPARO
Faça alguns furos na carne e deixe-a descansando no marinado de temperos por cerca de 1 hora.
Na panela de pressão, aqueça um pouco de óleo. Quando ele estiver quente, acrescente a carne. Deixe a sua superfície dourar levemente de um lado, vire a peça, deixe dourar do outro e com a gordura para cima tampe a panela.


Depois que ela pegar pressão marque 25 minutos.
Passado esse tempo, abra a panela, fatie a carne e leve ao fogo por mais 05 minutos (na pressão).




DICAS:
A picanha é uma das carnes mais famosas em se tratando de churrasco, outra coisa que a gente adora. A dificuldade está em escolher a melhor peça de picanha, já que um pequeno deslize pode comprometer o resultado final do seu churrasco ou receita. Dizem os especialistas no assunto que as picanhas de qualidade e boas para o consumo devem ser pequenas, triangulares e com a camada de gordura grossa, o que garantirá uma carne mais macia.



Ah, outro detalhe importante. A picanha é um corte da parte traseira do boi e pesa, em geral de 1kg a 1,3 ou 1,4kg. Se te oferecerem uma peça de picanha de 2kg, tem alguém tentando te enganar!!!

Nenhum comentário: