domingo, 22 de janeiro de 2012

Mignon de porco com creme de ameixa e farofa de pão.


Olha eu aqui de novo. E hoje, me empolguei.




Mignon de porco:
Tínhamos uma peça de meio quilo de mignos de porco semi temperado na geladeira. Completei co tempero com o suco de um limão, um pouco de sal, 1 dente de alho e um punhado de alecrim.
E o toque de mestre [modéstia parte]: Em pequenos vãos feitos com uma faquinha, coloquei ameixas sem sementes cortadas pela metade, reguei com 1\3 de xícara de chá de azeite.
Ficou em forno baixo por cerca de 40 minutos com papel alumínio e mais 15 minutos ou até dourar sem o papel e pronto.

Farofa de pão:
Passei 2 pães do tipo francês duros pelo ralador.
Dica: se o pão que você tem em casa não estiver duro, basta deixá-lo no freezer por cerca de 10 minutos.

Numa panela com azeite fritei uma xícara de chá de bacon e calabresa picadinhos [1\2 xícara de cada] com 2 dentes de alho. Juntei uvas passas e azeitonas, o pão ralado e mexendo sempre esperei que dourasse, acrescentei um pouco de sal e 1\2 xícara de salsinha picada.
Fica muito bom, crocante, irresistível.

Creme de ameixas:
Passei uma xícara de ameixas secas sem caroço pelo processador, levei ao fogo numa leiteira com água suficiente para cobri-las. Depois de a água ferver e se incorporar na ameixa, leve-as ao processador novamente, volte tudo para a leiteira, acrescente uma colher de sopa de suco de limão, uma de açúcar e uma dose da cachaça. Espere ferver e pronto.
Dica: Essa calda pode acompanhar doces ou salgados, quente ou fria. No sorvete fica muuuuuito bom.

Acompanhamentos:
Servi com arroz branco, couve manteiga refogada com alho e azeite e purê de batatas, mas vou dizer que nem precisava... kkk


Quem ficou de fora sofreu com o cheirinho... kkk

Nenhum comentário: