domingo, 27 de maio de 2012

Macarrão

Poucas cozinhas do mundo podem orgulhar-se do fato de serem tão populares quanto à italiana. Se nos propusermos a contar a história da humanidade sentados à mesa, italianos com certeza figurarão e com destaque.
O que hoje se conhece por nhoque, por exemplo, já era feito antes de Cristo. Na Idade Média, as massas revelavam o status social de seus apreciadores. As massas frescas e recheadas estavam presentes nas mesas dos ricos enquanto as secas e planas eram encontradas nas mesas dos menos favorecidos. Estamos falando, portanto, de um alimento revolucionário porque era um prato ao alcance de todos #baixouahistoriadora.
É só com a grande migração de italianos para as Américas no final do século XIX que incorporamos à nossa culinária suas receitas, seus hábitos à mesa e sua devoção ao prazer do bem comer.
Curiosidade: Não existiam padarias na cidade de São Paulo até a chegada dos primeiros italianos. No lugar do pão, comia-se algo semelhante a uma broa e feita de farinha de milho. O pão feito com farinha de trigo que a gente come todo dia só se populariza no século XX!!!
Mas voltando ao assunto, quando pensamos em comida italiana à primeira coisa que nos vem à mente invariavelmente é massa e seja você italiano, descendente de italiano ou não, domingo é o dia de se comer macarrão!!!


Poucas coisas no vasto universo da culinária são tão versáteis quanto ele. Dá prá comer quente, frio, como entrada, prato principal ou sobremesa (isso já é assunto prá outro post). Nós mesmos já apresentamos várias receitas de macarrão e com certeza já o preparamos de várias outras formas.
http://cozinhaecultura.blogspot.com.br/2012/02/macarrao-ao-pizzailo.html







Mas prá quem pensa que macarrão é tudo igual e só muda o formato, não é bem assim não...
1.       DO QUE É FEITO O MACARRÃO?
O macarrão comum, aquele presente no armário de todo mundo, é feito de farinha de trigo e água. O de sêmola é feito com trigo nobre tipo I (em geral um produto mais caro) e o com ovos tem adição de 3 ovos por kg de farinha. A embalagem geralmente indica qual é o macarrão que você está comendo.
2.       GRANO DURO E INTEGRAL?
 macarrão tipo grano duro é feito com trigo durum e a grande diferença é que ele fica al dente, ou seja, bem soltinho. Já o integral é feito com farinha integral e fibras, portanto, mais saudável.
3.       COM VEGETAIS
Macarrão com vegetais??? É, é isso mesmo!!! Em geral são utilizados beterraba, espinafre e cenoura e você não sabe de que macarrão estamos falando... são aqueles coloridinhos!!!
4.       CASEIRO
O macarrão do tipo caseiro ou aquele que é feito em casa mesmo em geral é mais macio e por isso, absorve mais molho #meupreferido.

A MASSA E O MOLHO
Cada corte de massa pede um tipo de molho e isso faz toda a diferença na hora de comer, não é chatice da minha parte. Para o talharim use molhos mais concentrados, como o bolonhesa. Cabelo de anjo é ótimo para sopas (olha eu de novo na cozinha árabe hahahaha). Espaguete já combina com molhos líquidos (que envolvam bem os fios) como ao sugo, alho e óleo, molho de carne e shoyu com vegetais. Fettucine, ravióli, capeletti, penne e parafuso combinam com molhos mais fortes e condimentados (bolonhesa e pesto) ou cremosos (de queijo e rosé).
 Já para gravatinha, parafuso e conchinha use com molhos de carne e de vegetais ou sirva frio como salada, de preferência com molho de iogurte.

E como hoje é domingo: Bon Apetit!

Nenhum comentário: