domingo, 20 de maio de 2012

Rocambole de Doce de Leite

ou, o doce da discórdia

Poucas receitas foram tão esperadas por aqui como essa e se eu estivesse aceitando encomendas, já teria uma pequena fila formada no portão do meu prédio.

Quinta-feira, perto do horário do almoço e subitamente eu senti vontade incontrolável de comer um doce... a questão é que não podia ser qualquer doce, tinha que ser um daqueles que são doces a ponto de enjoar sabe?

Depois de muito procurar de que sabor eu estava sentindo falta, me lembrei de um famigerado rocambole de doce de leite, de que muito ouvi falar no meu trabalho mas que eu sequer vi a cor...

PRONTO! Era a oportunidade perfeita prá testar as habilidades culinárias com um prato inédito, nunca tinha feito rocambole, prá usar o pote de doce de leite que havia sido comprado para rechear um pão de mel - minha receita recorde de execuções em 2012 - que acabou não sendo feito e eu ainda mataria a minha vontade de comer doce...

Comprei a forma própria prá rocambole na hora do almoço e preparei antes mesmo do jantar.
 Acreditem, é super fácil de fazer e fica muito bom, quem me xingou depois de ver a foto no facebook na quinta-feira à noite o fez com toda razão...




Comece batendo 06 claras em neve. Depois acrescente uma a uma, 06 gemas.


Sem parar de bater acrescente 06 colheres de sopa de açúcar (uma a uma) e 06 colheres de sopa de farinha de trigo.


Coloque sobre a forma uma folha de papel manteiga e unte a folha com margarina. Despeje sobre ela a massa e leve ao forno em temperatura média (180ºC) por 25 min ou até que você enfie um palito e ele saia seco.


Desenforme a massa sobre um pano de prato polvilhado com açúcar e retire o papel manteiga com a massa ainda quente.


Espalhe sobre a massa 300gr de doce de leite e com a ajuda do pano, enrole o rocambole. Deixe o rocambole descansando enroladinho no pano de prato. Quando ele esfriar, retire o pano, polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva!

Nenhum comentário: