sábado, 15 de setembro de 2012

O Último Chef Chinês

Esqueça tudo o que te disseram sobre comida chinesa! Bom, eu pelo menos já esqueci das referências de culinária chinesa que eu tinha até então... China In Box http://www.chinainbox.com.br/?sessao=1#&panel1-1 (sobre o qual não posso emitir qualquer opinião porque nunca comi lá) e os mitos sobre chineses comedores de insetos.

Pois bem, esse livro não fala de nada disso! Prá começar não se trata de um livro de receitas ou de um tratado sobre culinária, é um romance. Maggie McElroy é uma jornalista norte americana que escreve sobre gastronomia para uma revista e tem como missão escrever um perfil sobre Sam Liang, um chef nascido e criado nos Estados Unidos, mas que por conta de sua ascendência oriental decidira morar na China para mergulhar nas receitas mais tradicionais do país, datadas do tempo dos imperadores.

Não fui metafórica ao dizer que 'devorei' o livro. Só consigo mensurar o peso de 300 páginas pelo quanto aprendi sobre o quão importante para os chineses é, comer! Deixei-me contagiar pela descrição minunciosa dos sabores, dos processos de preparo e de toda a carga simbólica que envolve a refeição.



Recomendo a leitura

E comprovando a minha teoria de que comida conecta as pessoas, o livro me foi indicado por uma pessoa que sequer me conhece mas que logo que soube que eu me interesso pelo assunto, me emprestou o livro! À Andréa Carvalho (gerente da minha irmã) meus sinceros agradecimentos pela oportunidade de aprendizado! O livro estará em suas mãos assim que eu voltar para São Paulo.

Nenhum comentário: