segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O que se come quando a gente VIAJA!

Comer enquanto se está viajando é diferente de comer em casa mesmo que a gente não fuja em nada da dieta. O tempo da refeição é outro, o espaço é outro e o sabor, ah esse nem se fala!

Estive em Curitiba semana passada. Além de visitar uma amiga querida que eu não via há um tempão e conhecer de perto todos os cartões postais que eu só conhecia pela TV, não perdi a chance conhecer o Paraná, na mesa!

O trecho é curto, reconheço mas em 50 minutos e levando em consideração que era hora do almoço oferecer isso e duas balinhas aos passageiros é mancada hein TAM???
Já na volta eu passei um pouquinho melhor, o lanchinho foi um sanduíche quente de pão de leite, cream cheese, presunto, mussarela e tomate! Generosidade? Nããããão, eu embarquei numa conexão, o vôo vinha de mais longe então a galera devia estar com muita fome hahaha


Ao chegar em Curitiba, o choque!!! Como pode um lugar tão bonito, tão organizado, tão isso e tão aquilo e o se derreter por... banana!?! Aceito sob o argumento de que aquele lugar tinha que ter algum defeito e como não achei outro, fico com esse!
Em São Paulo é comum você encontrar pelas rodovias estabelecimentos como Rancho da Pamonha, Cantinho da Pamonha e afins onde eles vendem até a sua mãe com cobertura de milho verde. Pois bem, os do Paraná tem a fachada coberta por pencas e mais pencas de banana, verdes, maduras, de cabeça para baixo, em formato de coisas e etc!

Encontrei esses chips sabor banana em váááários lugares e eles me perseguiram tanto que comprei um prá minha mãe e um para o Lucas e ainda não sei se é bom porque nenhum dos 2 provou!


Apresentação é tudo nessa vida não é minha gente?  No dia da viagem destinado ao city tout parei prá almoçar na Ópera de Arame. A a idéia era fazer uma refeição rápida prá matar a fome e continuar o passeio sem ficar conversando com a comida. Pedi um misto quente, com uma porção de batata frita e uma limonada suíça e vejam só que prato lindo que eu recebi!!!







Imersão na cultura local a gente também faz na mesa e eu não sosseguei enquanto não achei um lugar onde pudesse provar o típico prato parananese. Precisei ir até Morretes, uma cidade que fica a pouco mais de 70 km de Curitiba, prá provar um barreado tradicional e posso dizer que só não comi mais porque não dei conta...

O barreado é um prato típico do litoral paranaense. Conta-se que na época do entrudo, hoje Carnaval, eram preparadas panelas e mais de barreado para que os foliões comessem algo que lhes desse energia suficiente para aguentar os 3 dias de folia.
Além de ser um prato 'de sustância' ele pode ser requentado várias vezes sem perder o sabor original.






O prato é servido assim: você coloca um pouco de farinha de mandioca no fundo do prato e a carne sem o molho por cima. Mistura até que vire uma massinha e o truque prá saber se ela está no ponto certo é ao virar o prato ela não cair.
Depois disso você rega a massinha com o molho da carne, coloca o arroz e a banana à milanesa que eu dispensei, óbvio!

Essa era a refeição completa!

Deixei de lado as entradas e boa parte da salada prá me concentrar no sabor do barreado e eu comi hein...





O preparo do prato é muito simples - sim, eu consegui uma receita -. Você coloca todos os ingredientes numa panela alta, coloca bastante água e veda a panela com uma massa feita de farinha de mandioca, farinha de trigo e água morna e cozinha em fogo baixo. Depois de 06 horas de fervura você desliga o fogo mas só abre a panela depois que a carne esfriar. Caso alguns pedaços de carne ainda estejam inteiros, desmanche-os com um soquete de feijão antes de servir.

Se alguém quiser se aventurar: 5kg de carne cortada em cubos (peito, lombo, paleta ou músculo), 500gr de bacon, 5 cebolas grandes picadas, 3 cabeças médias de alho, folhas de louro, 1 pitada de cominho em pó, 1 pitada de pimenta do reino, 1 pitada de pimenta vermelha e sal a gosto. As quantidades listadas servem 10 pessoas.

Nenhum comentário: