sábado, 5 de janeiro de 2013

Chapati

"Chapati é um pão típico da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia. Dado o número elevado de goeses radicados em Moçambique, é também um pão comum nas mesas nesse país africano."


Só posso dizer uma coisa: Não imaginava que a simples mistura de farinha, azeite, água e sal pudesse ser tão surpreendente.



Ingredientes

  • 250g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 1/4 xícara (60 ml) de água
  • Talvez precise de mais água

    Instruções de preparo

    Sobre uma vasilha, peneire a farinha e o sal. Acrescente o azeite e a água. Amasse a massa até ela ficar homogênea e elástica. Divida a massa em 8 bolas. Cubra e deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Com um rolo de macarrão, abra em disco. Deixe os discos bem finos. 
    Esquente uma frigideira em fogo médio-alto. Leve um disco de cada vez à frigideira. Enquanto doura, com uma bola feita com um pano de prato limpo vá pressionando as laterais do disco. Vai perceber que subirão bolhas na massa, pressione levemente as bolas e continue batendo o pano nas laterais do disco (quanto mais fina abrir a massa, mas bolhas irão se formar e mais crocante ficará o chapati). Vire e repita o processo do outro lado (o segundo lado não vai inflar tanto quanto o primeiro).
    É uma delícia ver a massa inflando... kkk


Nenhum comentário: