domingo, 24 de fevereiro de 2013

Filé de Merluza ao Forno

E lá vamos nós para a primeira receita inédita de 2013!!!

Para prepará-la você vai precisar de: 02 filés de merluza, 03 batatas pequenas, 1/2 tomate, 1/4 cebola, 1 dente de alho, azeite, sal, pimenta do reino, alecrim, orégano e salsa desidratada.








Estando a 600km do litoral comer peixe fresco não é lá das tarefas mais fáceis. Você tem a opção de comprar peixe no pesqueiro (peixes criados em lagos artificiais que ficam em recintos foram do perímetro urbano, opção inviável para uma pessoa como eu que não tem carro) ou comprar peixe congelado que foi o que eu fiz!

Tirei o peixe do congelador ontem à noite e deixei que ele descongelasse na geladeira. Com o calor que está aqui, se tivesse deixado em cima da pia, ele estaria cozido antes mesmo que eu resolvesse o que fazer com ele rsrsrs.

A idéia inicial era temperar, empanar e fritar os filés mas como evitar que a roupa que estava no varal não ficasse impregnada de cheiro de peixe? Abortei a idéia inicial e fiz o peixe no forno.

Comecei preparando um marinado com azeite, alho, sal, pimenta do reino e as ervas. Acrescentei os filés e reservei por meia hora. Enquanto isso, cortei as batatas em rodelas e levei ao fogo com água e um pouco de sal para que cozinhassem.

Detalhe importante, assim que a água levantar fervura desligue o fogo. Como elas ainda vão ao forno, se cozinharem demais nesta etapa estarão desmanchando na hora em que o peixe estiver assado.

Num refratário, montei o prato da seguinte forma: reguei com azeite, fiz uma camada de batatas, coloquei sobre elas o peixe, acrescentei o tomate e a cebola e finalizei com batatas. Cobri com papel alunínio e levei ao forno por 30 minutos.


Nenhum comentário: