sexta-feira, 15 de julho de 2011

Frango Dourado

Ainda que você não goste de pratos agridoces leia a receita até o final porque a vale a pena nem que seja prá dizer que eu como coisa esquisita. Apesar de ser adepta da combinação do doce com salgado também fiquei meio desconfiada quando a Shellida me apresentou a receita (outra dos tempos de Assis) e confesso que tive que me render quando vi o prato pronto. O mais engraçado é que prá todo mundo que eu falo que faço frango na calda de açúcar a reação é sempre a mesma: aquela de nojo de isso dá certo? Tem certeza que isso fica bom?

Para que não reste nenhuma dúvida quanto ao preparo pela primeira vez fotografei o passo a passo do preparo. Pegue 2 sobrecoxas de frango (lembrem-se que eu moro sozinha, minhas receitas são feitas com mini porções mesmo) e tempere como você costuma fazer habitualmente. Eu fiz um marinado com um pouco de óleo, alho triturado, cominho, salsa, orégano, 1/3 do tablete de caldo de legumes e sal.
Já na panela coloquei 3 colheres de sopa de açúcar e levei ao fogo, no fogo baixo. Quando o açúcar virou calda, acrescentei o frango.Virei de um lado e de outro até que ele ficasse bem douradinho.Nesse momento acrescentei um pouco d'água (2 dedinhos) e tampei a panela. Você vai repetir esse processo mais algumas vezes. Quando a água secar, vá lá e acrescente mais um pouquinho e mantenha o fogo baixo. Esse frango demora um pouquinho prá cozinhar. Eu particularmente não gosto de colocar toda a água de uma vez porque não curto frango com molho e não dá prá aumentar o fogo senão o açúcar queima e o frango fica amargo. Vá acrescentando água e esperando ela secar até que a carne do frango solte com facilidade do osso (truque infalível prá saber se ele já está no ponto). Aí é só servir. Acompanhei o meu com arroz branco e uma salada.



DICAS:



Capriche no tempero porque o açúcar vai acabar mascarando os outros sabores.



Quanto aos cortes do frango que podem ser utlizados na receita, além da sobrecoxa eu já fiz com a coxa e uma amiga já fez com a coxinha da asa!

Nenhum comentário: