domingo, 9 de outubro de 2011

Como ajudar adolescentes a enfrentar o Diabetes?

Durante a adolescência é normal que as pessoas queiram ser mais independentes . Diabetes nesta fase é difícil de aceitar. Por isso seguem dicas para que você auxilie diabéticos nesta faixa etária, principalmente se forem os pais.


* Mantenha uma atitude de ajuda e comunicação aberta.

* Evite o excesso da atitude de superproteção.

* Busque saber como estão evoluindo seus sentimentos, emoções, corpo e relações sociais.

*Dê, de forma gradual, liberdades e responsabilidades. Um adolescente com diabetes aprende que ao exercer controle sobre o diabetes, está aprendendo a controlar outros aspectos da vida. O estudo conhecido como o DCCT (Ensaio sobre o Controle e Complicações do Diabetes) mostrou que é possível o controle do diabetes à partir de 13 anos de idade, e que se levado a sério, as complicações são evitadas.

* O adolescente pode ignorar a dose de insulina ou não se alimentar por vergonha de ter diabetes, especialmente quando está com amigos. Portanto, verifique se o seu filho está se alimentando regularmente. Procure que leve consigo sua medicação e algo para comer onde quer que vá.
* Esteja ciente se há um transtorno alimentar; é normal que nesta época aparecem doenças como anorexia, bulimia e obesidade.

* Verifique se o seu filho entende a razão para o tratamento estabelecido, se sabe realizar corretamente a automonitorização da glicose no sangue, interpreta os resultados e se dosa corretamente os medicamentos.

* Tenha claro o que deve ser feito em caso de hipoglicemia ou hiperglicemia, já que mudanças de glicose no sangue são frequentes nessa idade.

* Apóie todas as atividades físicas que desejam praticar. Exercícios, além dos benefícios a saúde, é um estabilizador do açúcar no sangue, das emoções e promove mente e corpo saudáveis.

Fonte : One Touch

Nenhum comentário: