domingo, 27 de março de 2011

Pão Caseiro

 Para o lanche de domingo, que tal uma receita básica de pão caseiro?



Essa é minha estréia na cozinha na companhia do livro DONA BENTA: COMER BEM, da Companhia Editora Nacional (Não puxando o fogo para a minha sardinha, mas, minha primeira formação foi na faculdade da editora – rs).


A receita está na página de número 889 da edição 76 do livro. Minha única adaptação foi substituir metade da medida de farinha de trigo indicada pela versão integral – FICA A DICA!

Pãezinhos comuns.
INGREDIENTES:
½ kg de farinha de trigo – aproximadamente
1 tablete de fermento biológico [usei um em pó de sache que é encontrado facilmente nos supermercados]
200ml de leite morno 
3 colheres de sopa de manteiga derretida
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
2 ovos
MODO DE PREPARO:
1 – dissolva o fermento no leite morno e misture com metade da farinha e o resto dos ingredientes. Deixe levedar [ativar o fermente/ deixar a mistura descansar por cerca de 15 minutos].
2 – Junte aos poucos a farinha até atingir a consistência de pão [massa homogênea que não gruda nas mãos]. Pode ser necessário mais que meio quilo de farinha, tenha sempre um pouco mais.
3 – Amasse bem, cubra a massa com um pano de prato limpo e em um lugar escuro e quente deixe a massa crescer [o forno fechado e desligado é uma boa opção].
4 – Quando a massa dobrar de volume, ligue o forno e deixe-o esquentar enquanto você forma os pães e os acomode numa forma untada, pincele com uma gema batida [eu não passei] e leve para assar em forno quente.
5 – Fique de olho, em menos de 20 minutos [ou quando estiver bem douradinho] está pronto.



Nenhum comentário: