domingo, 12 de junho de 2011

Batatas Recheadas

Enquanto isso, na cozinha lá de casa...
Final de semana do dia dos namorados, pensa a bagunça em que estará cada um dos shoppings do país, queria muito sair para comer bobeira mas, se tem uma coisa que me tira do sério, é pergar fila para tudo e qualquer coisa e ter que entrar em conflitos corporais para conseguir chegar até as tais filas. “Tô” fora.
Com o frio que faz aqui em SP, o lance é improvisar algo em casa mesmo e, como mente gordinha não tem limitações, a pedida foi...
 
....BATATAS RECHEADAS
Quem me conhece sabe que sou imediatista e, mais do que nunca, não tenho tempo a perder.
As batatas tem que ser cozidas ao forno, para a casca ficar firme e conter a massa e o recheio, mas.... tenho uma dica para diminuir o tempo de preparo pela metade.



Tempo de preparo: 30 minutos, aproximadamente.
Tempo de preparo se fossemos cozinhar as batatas no forno: 70 minutos, aproximadamente.


VAMOS LÁ.
Escolha 4 batatas bem grandes
Deixe-as de molho por cerca de 10 minutos em água quente, depois, com uma esponja nova ou escovinha de cozinha, lave-as bem para remover qualquer resíduo, a final, as usaremos com casca e tudo.
Depois de bem limpas, leve-as ao fogo na panela de pressão, assim que a panela pegar pressão espere mais 10 minutos e desligue.

ENQUANTO AS BATATAS COZINHAM....
Preparamos o recheio. É ai que a gente perde a dignidade.
Para o recheio vale a imaginação, aqui eu preparei duas opções:
1 – calabresa triturada e azeitonas
2 – lombinho triturado com queijo branco [Também triturado] e milho
DEPOIS DE AS BATATAS COZIDAS....
Retires da panela, escorra bem e leve-as ao forno. Está ai o “pulo do gato.” Dez minutos em forno médio [180ºC \ 200ºC] e a casca vai ficar firme o suficiente para a batata não desmanchar quando colocarmos o recheio.

ENQUANTO AS BATATAS ASSAM.... 
É hora de preparar o molho.
Um molho de tomates ao sugo, à bolonhesa, rose, qualquer um fica bom, vai do gosto e do que temos à disposição, mas aqui a ordem era perder a linha, fui de molho branco com parmesão.
2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
2 xícaras de chá de leite
1 dente de alho amassado
Uma pitada de noz moscada, pimenta do reino e sal
+\- 80g de queijo parmesão ralado grosso [ou outro queijo de sua preferência]
Dissolva a farinha no leite, reserve. Numa panela derreta a manteiga e frite o alho, junte o leite com a farinha e vá mexendo até engrossar, desligue e junte a noz moscada, a pimenta do reino e sal e, por último, despeje o queijo parmesão, mexa rápido para incorporar bem.


PARA A MONTAGEM...
Retire as batatas do forno, coloque-as já no recipiente onde vai servir. Corte-as ao meio, coloque uma camada do recheio, cubra com o molho, finalize com batata e palha e é isso.






QUER QUE FIQUE AINDA MAIS FÁCIL?

By Fernanda Bretas: Você pode optar por batatas menores, cozinhá-las na pressão por 10 / 12 minutinhos e recheá-las com calabresa moída misturada com requeijão, cobrir com mussarela  [ralada ou fatia mesmo] e, para dar uma envenenada básica, completar com pedacinhos de bacon fritinhos.

FICA A DICA!

Nenhum comentário: